Esporte + Educação: uma mistura que dá certo

 em Notícias

Quem participa das seletivas HTS geralmente tem o grande sonho de jogar futebol em alto nível, nos Estados Unidos, valendo-se de uma bolsa de estudos esportiva. São claros os benefícios que o esporte pode trazer, neste caso. Mas, além dessa relação óbvia, há outras vantagens que resultam da união entre esporte e educação. Veja só:

1 – Senso de humanidade

Todos os esportes, tanto nas modalidades individuais quanto nas coletivas, permitem que se perceba a importância das pessoas para o sucesso de uma partida ou de um campeonato. Em campo ou em sala de aula, aprende-se que entender o valor do outro é uma questão de sobrevivência, seja no aspecto esportivo, profissional, social ou até amoroso. O sucesso ou mesmo a felicidade são processos individuais que se concretizam através de envolvimentos coletivos em diversos níveis sociais. Logo, quem sabe valorizar o esforço do próximo abre caminhos para maiores graus de satisfação.

2 – Senso de liderança

Muito se ouve no mercado corporativo o termo liderança. Mas liderar, ao contrário do que muitos pensam, não tem nada a ver com mandar, com ter uma atitude autoritária. Lembre-se, por exemplo, dos grandes atletas da história: Mohamed Ali, Ayrton Senna, Michael Jordan, Pelé, só para citar alguns. Além de serem excelentes profissionais, também eram líderes, pois conseguiam identificar as habilidades alheias e, a partir delas, melhorar as próprias habilidades. Obviamente que esporte envolve competição, ganhar e perder. Mas quem se permite um olhar mais atento, também vai aprender a coordenar esforços para um objetivo comum. Liderar é identificar o melhor em cada um, enxergando o todo de uma situação, em prol de uma meta única.

3 – Autoconhecimento

Muito além da imagem solidificada pelos livros de autoajuda, a busca pelo autoconhecimento é essencial para a realização de qualquer objetivo. Em campo, o atleta que se conhece também entende até onde pode chegar e o que pode conquistar com seu esforço. Esse autoconhecimento, porém, só acontece a partir das diversas experiências vivenciadas e da observação das reações causadas por cada situação. Um garoto que vai para os Estados Unidos com uma bolsa esportiva, por exemplo, certamente vai adquirir um nível maior de autoconhecimento porque será obrigado a sair de seu universo de conforto e a perceber como ele reage a estas mudanças: estar longe de casa, falando uma outra língua, em contato com uma cultura diferente. Além disso, em campo, ele precisará entender como funciona a mentalidade dos técnicos daquele país, fortalecendo seu senso de adaptação e percepção da realidade. Na medida em que nos conhecemos, lidamos melhor com qualquer desafio.

4 – Consciência corporal

É ainda muito comum que, na escola, exija-se uma postura tradicional, em que não se permitem muitos movimentos, em que fiquem restritas as palavras e o tom de voz. Não por acaso, as crianças e os adolescente adoram as aulas de Educação Física, quando sentem que têm a autorização para se mexerem de verdade. Felizmente, novas propostas pedagógicas têm mostrado que esse rigor, em vez de melhorar a autonomia dos estudantes, acaba prejudicando-a. Os movimentos são elementos naturais do ser humano e não devem ser limitados, mas observados, estimulados e desenvolvidos. Quem pratica esporte de maneira consciente aprende a observar o próprio corpo, utilizando-o como meio de se adquirir segurança e autoconfiança. Um jogador universitário, por exemplo, vai descobrir suas potencialidades físicas, o que consegue ou não fazer, o que lhe dá prazer e o que não dá, o que o estimula, o que lhe causa impaciência. Assim, com essas pequenas descobertas, ele usará o próprio corpo para reagir a todos os estímulos. Se, em determinada partida, ele se mostra muito nervoso ou ansioso, ele saberá utilizar o corpo para se fortalecer mentalmente, seja através de uma corrida mais forte, de um exercício de respiração ou de um breve alongamento.

Deixe o esporte te ensinar a viver. Venha fazer parte do time HTS Brazil!

Foto: HTS Brazil/Produtora 19 Herz

Últimos posts

Deixe um comentário